3 de fev. de 2010

Shawn Crahan fala sobre clipe de Sulfur

Ontem foi a estréia mundial do novo clipe do Slipknot 'Sulfur'. O percussionista Shawn "Clown" Crahan, que dirigiu o clipe junto com o diretor de arte P.R. Brown, falou sobre a produção e sua opinião do vídeo para o Headbangers Blog.

Este é o terceiro vídeo que eu fiz com Paul Brown e com cada vídeo nós aprendemos mais sobre cada um e sobre a arte do Slipknot, e é a partir deste tal conhecimento que construímos cada projeto. É ótimo dar uma volta e conhecer pessoas novas, mas as vezes é melhor ficar com o time que tá ganhando.

Quando eu escrevo uma relação das coisas, sempre penso "O que o Slipknot não tem feito? O que podemos começar a fazer, que irá divertir e ao mesmo tempo prover conhecimento, ao invés de uma música velha e uma dança?". O nosso negócio pode ser rotineiro, então eu preciso que a banda seja capaz de fazer algo inédito, então podemos olhar pra trás mais tarde e dizer: "Deus, isso era tão diferente, divertido e tão artístico!".

E este vídeo é baseado numa arte visual denominada "Ascension" por Bill Viola, que é do Centro de Artes de Des Moines. Você vai até aquela sala e ela é totalmente escura, e este cavalheiro salta numa quantidade de água. Então ocerrem vários disparos por cerca de 30 minutos e o som diminui aos poucos, é amedrontador.

Então, neste vídeo, nós somos o tratamento. Gostamos de dar aos nossos fãs o máximo que podemos, e mesmo que estejamos cansados das nossas performaces, nós vamos estar sempre tentando levar isso até os reinos mais distantes. Então eu descobri desta vez que nós mudaríamos as performaces ao vivo, filmando grupos de três, ao invés de colocar a banda inteira em um cenário, porque a câmera não iria alcançar todos, perderia o que estou fazendo, porque estaria focando no Joey. O primeiro grupo era Corey, Mick e Craig. E aí o segundo, que era Joey, Sid e Paul. E o terceiro, que era Chris, Eu e Jim.

Quando eu penso em enxofre, me direciono cegamente ao cheiro e isso é algo que as pessoas ou amam ou odeiam, e se você odeia, pode ser sufocante. Então eu fui em um universo paralelo e incoporei a água como algo que sufoca você, ao invés de derivar e contrariar, e apenas mostrar a fumaça amarela do enxofre ou algo assim. Fizemos 11 cenas em um tanque de água e todos nós ficamos dentro dele, e todos tivemos nossos problemas. Essa foi a primeira vez que eu vi todo mundo preocupado com algo que tinhamos que fazer pela nossa arte. Era realmente estranho mergulhar naquela água suja, e era um tanque de 5 metros quadrados e parecia que você ia ser escaldado ali dentro, que ia bater com a cabeça na estrutura que segura o vidro e arrancaria seu nariz fora.

E então estavamos mais assustados ainda, porque eles tinham que ter uma equipe de paramédicos ali, que pudessem nadar e te salvar se você tivesse se afogando. Eu olho para o vídeo para ser capaz de acreditar no que tivemos que fazer. Aquilo era perigoso. Qualquer coisinha que fizéssemos de errado ali, sairíamos machucados. Já é o meu vídeo favorito, porque teve todo aquele pavor. Usamos uma lente 45, a mesma que usaram no filme "Gladiador", que torna tudo bem nítido, então o movimento está realmente na sua cara e você realmente sente o que cada membro está fazendo e nós curtimos demais. Este clipe provavelmente será o melhor que já vimos e acho que ele revela mais do que vimos em nós mesmos.

- Shawn Crahan

Nenhum comentário: